quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Campanha de recolha de Óleos usados




Sabias que:

• Os óleos alimentares usados poluem e obstruem os filtros das ETAR’s?


• Se forem reciclados podem ser transformados em Biodisel?


• O Biodisel é uma fonte de energia renovável que diminui as emissões de CO2?


Então, porque esperas?

Começa a reciclar os óleos lá de casa!!!!



Pede à tua mãe que guarde os óleos usados na tua
cozinha em garrafas fechadas. Trá-las para Escola e
entrega-as no refeitório.

Estarás a ajudar o ambiente e a AMI - Assistência Médica Internacional

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ainda as decorações Natalícias 2008/2009

Os diversos espaços da escola foram também decorados com trabalhos elaborados utilizando elementos naturais e/ou reciclados.

A todos os colaboradores o Conselho Eco-Escolas/Equipa Prosepe agradece.








Decorações Natalícias - Participação dos S.E.A.E. - 2008/2009

Os alunos apoiados pelos Serviços Especializados de Apoios Educativos colaboraram activamente na decoração natalícia do seu gabinete de trabalho.

O Conselho Eco-Escolas/Equipa Prosepe agradece a colaboração estes Serviços.











segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O presépio do Clube 2008/2009

O Clube Eco-Escola/Prosepe elaborou também o seu presépio, utilizando elementos naturais(pinhas,bolotas,palha) e reciclados (restos de tecidos e cartões, bolas de ping-pong).

Esteve exposto no corredor central da Escola.

A Árvore de Natal 2008/2009

Nas actividades do Projecto Eco-Escolas/Prosepe para a época natalícia esteve também incluída a construção de uma Árvore de Natal. Também aqui a disciplina de EVT foi a dinamizadora.
Foi utilizado um pinheiro natural oferecido por um proprietário florestal que, na altura, estava a realizar um desbaste num dos seus pinhais. Esta situação foi aproveitada para dar cumprimento a um dos principais objectivos florestais do Prosepe:
-->"Fazer sentir aos alunos que a floresta é vida, pelo que deve ser conduzida, gerida, orientada e não deixada entregue a si própria. Tal implica intervenção programada, condução e gestão dos povoamentos florestais".

Para a decoração foram utilizados materiais reciclados.

Mais uma vez obrigada e parabéns a professores e alunos da disciplina de EVT!



Actividades de Natal - Presépio 200872009

Integrado no Projecto Eco-Escolas/Prosepe, a disciplina de EVT, construiu o presépio que ornamentou o átrio da nossa Escola. Foram apenas utilizados elementos provenientes da Natureza (madeira, musgo, pedras).
O Conselho Eco-Escolas/Equipa Prosepe agradece a colaboração deste grupo disciplinar.


Olimpíadas da Floresta - Fase Escola 2008/2009

A nossa Escola participou nas OLIMPÍADAS DA FLORESTA organizadas pelo PROSEPE, as quais decorreram no dia 21 de Novembro porque o dia 23 - DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE - foi Domingo.

O clube agradece o empenhamento dos Encarregados de educação dos 27 alunos paticipantes, os quais colaboraram na preparação dos seus educandos orientando-os na pesquisa dos temas tratados no teste.

Foram vencedores os seguintes alunos:

1º lugar -> Ana Margarida Fontanete Loureiro Salvador

2º lugar -> Pedro Afonso Marques S. Camacho Almeida

3º lugar -> Vasco Novais Cálão


Estes alunos representarão a Escola na Fase Final das Olimpíadas

Como Suplentes temos:

Daniel de Oliveira Martins

Maria Beatriz Chaves Lourenço

Filipa Alexandra Ferreira Pinto


Parabéns a todos!!!

Ainda o S. Martinho na nossa Escola!

A turma do 5ºB, na disciplina de Área de Projecto elaborou diversos textos relacionados com o tema. Com os mesmos elaboraram cartazes que foram expostos no átrio da Escola.


A Feira de Outono do 6º F

Tal como foi referido na mensagem anterior, a turma de Percursos Curriculares Alternativos(PCA)participou nas comemorações do S. Martinho com a organização de uma feira onde foram vendidos, a toda a Comunidade Escolar, produtos da época(abóboras, nozes, castanhas, etc)e outros confeccionados pelos próprios alunos tais como bolos, marmelada e compotas.



Magusto e lanche partilhdo 2008/2009

Tal como já é tradicional na Escola, o Magusto de S.Martinho continuou a ser dinamizado pelo Departamento de Expressões. Das actividades de preparação constou a elaboração, nas aulas de EVT, de cartuchos, utilizando papel reciclado, alusivos à efeméride. nestes cartuchos, foram distribuídas as castanhas a todos os alunos da Escola. A disciplina de Educação Musical organizou o Bailarico da Castanha e a Educação Física dinamizou os jogos tradicionais. Como habitualmente, também os Encarregados de Educação deram o seu contributo para o Lanche Partilhado servido a meio da tarde.
Neste dia realizou-se também a Feira do Outono durante a qual forma vendidos diversos produtos da época (abóboras; castanhas ; nozes; etc) e doces, bolos, etc, confeccionados pelos alunos da turma de percursos curriculares Alternativos - PCA - do 6º F.
Pena foi que as condições climatéricas verificadas nesse dia tivessem obrigado a que parte das actividades tivessem que ser transferidas para o interior da Escola tendo-se assim perdido parte do seu brilho.As actividades que mais se prejudicadas ficaram foram o Bailarico da castanhaa e os Jogos Tradicionais, razão pela qual não foi feito nenhum registo fotográfico.

Magusto e Lanche Partilhado








Participação dos S.E.A.E. no Concurso de S.Martinho 2008/2009

Os alunos apoiados pelos Serviços especializados de Apoios Educativos participaram activamente no Concurso de S.Martinho.
Eis alguns trabalhos realizados por estes alunos:






Prémios do Concurso de S.Martinho 2008/2009















1º Prémio Daniel oliveira Martins 5ºB












2º Prémio: Marta Campos Ferreira Gomes 5º A











3º Prémio: Alunos do SEAE (conjunto dos trabalhos):
• Beatriz Almiro
• Alexandre Cardoso
• Hélder Cardoso

















Menções Honrosas:

• Ana Margarida Fontanete Loureiro Salvador 5º B
• Renato Reis Santos Thieleke da Silva 5º B
• Ana Sofia Reis Cabral 5º B


Parabéns a todos os alunos participantes!


Nota: os prémios serão entregues durante a festa de Natal

Olimpíadas da Floresta - Fase Escola 2008/2009


Vamos participar nas Olimpíadas da Floresta organizadas pelo Prosepe!

S.Martinho 2008/2009








Projecto Eco-Escolas/Prosepe

O projecto Eco-Escolas pretende “encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental”. Por seu turno, o Prosepe “tem como objectivo promover actividades relacionadas com a sensibilização e educação da população em idade escolar para a preservação da floresta”.
O âmbito do programa Eco-escolas é mais alargado do que o do Prosepe uma vez que engloba a educação ambiental de uma forma geral, achou-se oportuno integrar, de forma coerente, as actividades os dois projectos.
Desta forma, os elementos que, de forma voluntária, constituíram o Conselho Eco-Escolas, disponibilizaram-se também para serem os colaboradores do Prosepe.
O Conselho Eco-Escolas foi formalmente constituído em reunião realizada em 29/10/2008 e dele farão parte os seguintes elementos:
1 - Professores: Ana Paula Loureiro
Teresa Azevedo
Olga Sacramento
Ana Cristina Barros Mota Pinto
Virgínia Caiado
Laura Outeiro
Alcina Pais
2 – Auxiliares de Acção Educativa: Julieta Pereira
Pedro Campos
3 – Encarregados de Educação: Paula Fong
Diamantino Santos
4 – Alunos – Todos os alunos inscritos no Clube Eco-Escolas/ Prosepe
O projecto foi aprovado na reunião de Conselho pedagógico de 5/11/2008.
O Conselho Eco-Escolas e o Clube Eco-Escolas/Prosepe, são apenas os Coordenadores de todas as actividades do Projecto que se pretende abranja o maior número possível de Departamentos e Áreas Disciplinares.
Esta situação já se verificou com a Comemoração do Dia do S. Martinho, actividade organizada essencialmente pelo Departamento de Expressões e com ao qual o Clube Eco-Escolas/Prosepe colaborou através do Concurso de trabalhos tridimensionais utilizando elementos naturais. Era obrigatória a utilização de pelo menos um elemento do castanheiro. Este concurso teve uma participação muito activa dos alunos apoiados pelo S.E.A.E.
Para essa actividade também contribuiu a disciplina de Área de Projecto do 5º B com a elaboração de textos sobre o tema.
Todos os trabalhos realizados estiveram expostos no átrio da Escola.

A Coordenadora do Clube Eco-Escolas/Prosepe

Ana Paula Loureiro

Dia mundial do não fumador - panfleto 2007/2008

Desdobrável elaborado pelos alunos do 6º ano para a comemoração do

DIA DO NÃO FUMADOR

Read this doc on Scribd: nao fumador 2ºciclo

Parlamento dos Jovens 2007/2008








A nossa Escola,tal como em anos anteriores,participa no Projecto Parlamento dos Jovens. Este ano, o tema em debate pelos jovens deputados é "Energias alternativas e preservação do Ambiente".Já foram realizadas as Sessões Escolar e Distrital e a proposta de recomendação apresentada pela nossa escola foi a seguinte:

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO
Considerando que:

o O nosso habitat e o de todos os seres vivos, o Planeta Terra, necessita de ser preservado, sob pena dos seus recursos naturais se extinguirem.

o Para além das causas naturais (como os furacões, tsunamis, tornados, trovoadas e desabamentos de terra), a acção e a omissão humanas também vêm provocando graves alterações no delicado equilíbrio de muitos ecossistemas, bem como o aumento demográfico conduz a um crescente consumo e a maiores necessidades de recursos.

o O Planeta Terra tem vindo progressivamente a ser maltratado e agredido um pouco por todos nós, por comodismo, falta de cuidado ou de consciencialização para as questões da sua preservação que nos levam a adoptar atitudes e comportamentos inadequados causadores de danos ambientais, como por exemplo gastos desnecessários de água e de energia, poluição das águas, do solo e da atmosfera.

o Uma percentagem elevadíssima da população mundial utiliza como fontes de energia recursos não renováveis, tais como o gás natural e o petróleo, sendo esta a maior causa para o acontecimento do aquecimento global. Porém, a implementação, nas casas de habitação, estabelecimentos de comércio e empresas, de equipamentos que permitam a utilização de energias alternativas (como por exemplo, os painéis solares) ou a sua própria produção (exemplo: microgeração) e os materiais reciclados têm custos muitíssimo elevados.

o O Planeta Terra está a atingir o limite da sua capacidade de regeneração, sendo indubitável que a acção do Homem está a pôr em causa a vida do Planeta e que hoje estamos a tomar consciência disso.

o Todos nós somos responsáveis por esta situação, como tal, todos devemos contribuir para a resolução deste grave problema. Cuidar do Planeta Terra é um dever cívico, uma obrigação moral e cada vez mais vai sendo uma obrigação legal para toda a Humanidade.
Assim, o uso generalizado das Energias Alternativas, sendo renováveis, apresenta-se como a solução ideal, pois têm uma série de vantagens inquestionáveis: são inesgotáveis à escala humana, permitem reduzir significativamente as emissões de CO2, reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis e conduzem à investigação em novas tecnologias que permitem melhorar a eficiência energética.

Nesta perspectiva, os deputados da Escola E.B. 1,2 João de Barros, de Viseu, recomendam à Assembleia da República a adopção das seguintes medidas:

1. Atribuição de benefícios fiscais aos cidadãos para a implementação e utilização de energias alternativas, nomeadamente na construção de casas “verdes” (ecológicas) que utilizem energias renováveis (energia solar e eólica) como principal recurso, através da utilização de: painéis solares, lâmpadas de baixo consumo, bons isolamentos térmicos, caixilharias com corte térmico e vidro duplo, entre outros. Deverão ser construídas em locais com exposição solar optimizada, espaços bem ventilados, rodeadas de espaços verdes. Esses incentivos deverão ser amplamente divulgados a toda a população, através dos meios de comunicação social.

2. Generalização e obrigatoriedade na utilização de energias alternativas (energia solar e eólica), equipamentos de baixo consumo de energia (lâmpadas e máquinas) e materiais reciclados (papel e pilhas, por exemplo), por um lado e fazer reciclagem, por outro, nas instituições públicas, nomeadamente escolas, hospitais, finanças, tribunais…Acreditamos que o Governo deve ser o primeiro a “dar o exemplo” quer na implementação das energias alternativas quer na redução dos preços dos materiais reciclados e dos equipamentos de baixo consumo.

3. Porque ainda há um enorme desconhecimento e desrespeito pelas questões ambientais, impõe-se uma maior sensibilização e divulgação da “Política dos três R’s – Reutilizar, Reduzir e Reciclar”, através de uma rigorosa fiscalização das leis já existentes, do aumento de campanhas informativas e sensibilizadoras junto das populações e criação de mais concursos e prémios ao nível das autarquias.

Esta proposta de recomendação foi aprovada, em votação final global, na Sessão Escolar, realizada no Auditório da Escola E.B. 1,2 João de Barros, em 23 de Janeiro de 2008.